ANÁLISE DA TEMÁTICA DO LIVRO

Na obra Capitães da Areia, Jorge Amado revela a cultura e os problemas do povo brasileiro, mesclando crença religiosa, ideologia, ceticismo e ativismo político. Sua literatura age contra toda e qualquer opressão e preconceitos que possam estar evidentes dentro do nosso povo, tirando do esquecimento traços significativos da nossa colonização, como, por exemplo, o candomblé e o falar popular. Jorge Amado trata de questões importantes em situações dialogais do cotidiano do povo brasileiro.
As “Cartas à Redação”, uma sequência de pseudo-reportagens e depoimentos que ficam no prólogo do livro e durante a narrativa também, além de propiciarem um enfoque realista ao romance, oferecem um tom de veracidade, censuram as atitudes dos poderosos e revelam, desse modo, uma sociedade desigual. Essa temática é aprofundada desde o início do livro até sua última página.
É muito presente no livro o desprezo que as autoridades têm com a pobreza. Até mesmo a imprensa, que deveria ser um órgão imparcial e que apenas transmite as informações, posiciona-se mais para acusar e julgar os meninos, do que para defendê-los ou para fazer uma observação sobre o que os levou a marginalidade. Os comentários mais frequentes da imprensa eram “A cidade infestada por crianças que vivem do furto” e “Esse bando que vive de rapina”.
Outra questão relevante apontada pelo autor na obra é em relação ao lado humano dos Capitães da Areia. Sempre haviam brigas, revoltas, roubos, estupros etc. Mas, apesar de tudo, eles eram crianças, e tinham seus momentos de brincadeira e ingenuidade, principalmente Volta Seca e Sem Pernas, personagens altamente amargos e revoltados com as condições precárias que a vida os impôs, como se pode perceber no capítulo “As Luzes do Carrossel”, em trechos como: “O rosto sombrio de Volta Seca se abria num sorriso” e “Sem Pernas ia girando num cavalo como todos aqueles meninos que têm pai e mãe, e uma casa e quem os beije e quem os ame”.
Mais um aspecto também importante na obra é a figura da mulher na vida dos Capitães da Areia. Desde simples miseráveis que eram utilizadas apenas para servi-los sexualmente, ou da Dalva, a prostituta pela qual Gato apaixona-se, temos a figura de Dora, a menina mulher que aparece na vida dos capitães e passa a representar a mãe, irmã, amiga e, por fim, esposa de Pedro Bala.
É por essas questões aqui apresentadas, que Capitães da Areia talvez seja um dos romances de Jorge Amado mais apreciados pelos leitores. É um romance que trata de uma temática real e está dentro de temas diversos, como a vida dos excluídos e suas lutas, o papel da Igreja, das autoridades e da imprensa. Enfim, a sociedade em geral é mostrada e analisada na obra, diante da problemática da delinquência juvenil.
Muitos dos problemas denunciados pelo escritor, infelizmente, ainda persistem na atualidade. O método utilizado para a recuperação de menores marginalizados precisa ser revisto urgentemente, por profissionais capacitados e sob uma administração eficaz. O nosso país vem sofrendo, há vários séculos, com um sistema social perverso. Acontece uma transferência de responsabilidade envolvendo autoridades que nada fazem para mudar essa situação. O país precisa tomar providências imediatamente, pois problemas histórico-sociais ainda persistem, tanto por falta de vontade política, quanto por falta de solidariedade ao próximo.

11 comentários:

  1. Baixar o Filme - Capitães da Areia - Adaptação do romance escrito por Jorge Amado - http://mcaf.ee/u0s9q

    ResponderExcluir
  2. Li a obra e me encantei com a história dos Capitães de Areia. Sua análise está otima, já vou dar referencia.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante! Tô com muita vontade de ler! ótima análise do livro :)

    ResponderExcluir
  4. O trecho ''Sua literatura age contra toda e qualquer opressão e preconceitos que possam estar evidentes dentro do nosso povo'' está errado, uma vez que é evidente o preconceito contra os homossexuais na página 39 e 40. Por conta disso, Almiro e Barandão têm de manter a relação escondida para não serem expulsos do grupo. Há também a presença do preconceito de gênero empregado contra Dora, ao chegar no bando. A mesma só é reconhecida quando passa a realizar os papeis associados às mulheres da época: Mãe e irmã, para a maioria do grupo; e de esposa, para Pedro Bala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai alguem sabe um pproblema social envolvido no capitaes de areia e uma frase evidenciando esse problema

      Excluir
    2. ai alguem sabe um pproblema social envolvido no capitaes de areia e uma frase evidenciando esse problema

      Excluir
    3. Gildasio
      Muitas das vezes ocultamos o que se passa na obra, é o Brasil de hoje que encontramos por aí.

      Excluir
  5. Penso eu que o autor não foi preconceituoso, só colocou a situação de acordo com o contexto da época, algo que já era naturalizado na sociedade da época e é ainda hoje, ou seja, uma sociedade patriarcal que tem seus papéis já bem definidos. Algo que estão tentando desconstruir. Quem sabe conseguiremos...

    ResponderExcluir
  6. Quais são as temáticas que estão presentes nesta obra?
    Com quais outras obras podemos relacionar estas temáticas?

    ResponderExcluir