O AUTOR - JORGE AMADO


Jorge Leal Amado de Faria, mais conhecido simplesmente como Jorge Amado, nasceu em Itabuna (BA), no dia 10 de agosto de 1912, e faleceu em Salvador (BA), no dia 6 de agosto de 2001, aos 88 anos, devido a uma parada cardiorrespiratória. Ele foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.
Jorge Amado é o autor mais adaptado da televisão brasileira. Verdadeiros sucessos, como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra, são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos. A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para o cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em Braille e em fitas gravadas para cegos.
No Brasil, Jorge Amado foi superado, em número de vendas, apenas pelo escritor Paulo Coelho, mas, em seu estilo, o romance ficcional, não há quem se compare a ele. Em 1994, Amado viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões, considerado o mais importante prêmio literário destinado a homenagear um autor de língua portuguesa pelo conjunto da sua obra.

 CLIQUE AQUI para ver a biografia, obras e características literárias de Jorge Amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário