CAPITÃES DA AREIA EM QUADRINHOS

Dentre as várias adaptações que o romance de Jorge Amado teve, sem dúvida a mais diferente delas foi Capitães da Areia em quadrinhos. Muitos livros viram filmes, ou novelas, ou peças teatrais, mas são poucos os que se tornam histórias em quadrinhos, seja pela dificuldade de colocar uma grande obra dentro de pequenos quadradinhos, ou pela falta de vontade de desenhistas e cartunistas de criar algo desse tipo, talvez por medo do trabalho não ter a devida aceitação do público.
Entretanto, duas pessoas se destacaram ao transcreverem o romance Capitães da Areia, ou parte dele, para quadrinhos. São eles: o publicitário Ruy Trindade e o cartunista Rodrigo Rosa.

Capitães da Areia em quadrinhos, por Ruy Trindade

Ruy Trindade
            Ruy Trindade nasceu em Salvador, na Bahia, em 1946. Teve seu primeiro contato com o mundo das Artes aos 17 anos, quando fez estágio em uma Agência de Propaganda. Em 1991, Ruy criou o projeto Transcrever Romances Inteiros Para Quadrinhos, com a intenção de incentivar a boa leitura. Em 1995, ele fez Capitães da Areia, com o texto de Jorge Amado, na íntegra, em 180 páginas em preto e branco, e a capa em policromia. Alguns exemplares foram distribuídos, gratuitamente, em 30 Escolas Públicas da Bahia.
            Abaixo está a capa deste belo trabalho.
 







Clique na imagem para ampliá-la.





 



 Capitães da Areia em quadrinhos, por Rodrigo Rosa
 
Rodrigo Rosa

Rodrigo Rosa nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 1972. Cartunista, ilustrador e jornalista formado pela PUC/RS, iniciou sua carreira profissional publicando tiras de quadrinhos no jornal Oi! Menino Deus, aos 14 anos. Anos mais tarde, integrou a Editoria de Arte do jornal Zero Hora, onde passou a se dedicar mais à arte da ilustração. Em junho de 2007, foi convidado pela Editora Globo para adaptar um trecho de Capitães da Areia para os quadrinhos, fazendo as quatro páginas mostradas abaixo.

                            (1)                                                        (2)

                                 Clique nas imagens para ampliá-las.

                           (3)                                                           (4)

16 comentários:

  1. Tenho as obras em HQ do Ruy Trindade, muito legal.....é um trabalho pioneiro, pois não não se trata de simples adaptação em quadrinhos em um texto resumido, mas a transcrição do romance - na íntegra - em forma de quadrinhos
    Todos que gostam de literatura e HQs devem conhecê-las e o autor merece todo reconhecimento neste projeto de literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, gostaria de saber se tem o texto teatral, pois queria montá-lo com um grupo de alunos.Caso não tenha tem a possibilidade de me enviar os quadrinhos para adaptá-lo.
      Obrigado - Ronaldo
      ronarte@ig.com.br

      Excluir
    2. Eu também preciso dela. Muito obrigada!
      simyvitale1997@gmail.com

      Excluir
    3. Oi pessoal, eu gostaria muito de enviar exemplares pra todos vcs, mas como infelizmente é impossível, aqueles interessados de fato, podem encontrá-lo no Mercado Livre todos os meus trabalhos. Obrigado, pelas belas palavras ao meu trabalho. Os quadrinhos é uma boa fonte de adaptação pra cinema e teatro.
      Abraços.

      Excluir
  2. amei meu caro amigo ! beijos juliana

    ResponderExcluir
  3. Oi ,poderia me enviar o texto queria montá-lo com um grupo de teatro para escola.Caso não tenha tem a possibilidade de me enviar os quadrinhos para adaptá-lo.
    Obrigada - Karina
    maisel@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Preciso dela inteira em quadrinhos (legível)

    ResponderExcluir
  5. Será que alguém tem esse texto adaptado para teatro? Também gostaria X montá-lo com meus alunos. Agradeço....

    profpedrobarbara@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,gostaria muito da HQs completa. Se alguém tiver, me manda, por favor.
    nana.nichen@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Eu também preciso dela. Muito obrigada!
    simyvitale1997@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Será que você poderia me enviar os quadrinhos completos? prweberalves@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Como ter acesso ao HQ completo? Trabalho incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pessoal, eu gostaria muito de enviar exemplares pra todos vcs, mas como infelizmente é impossível, aqueles interessados de fato, podem encontrá-lo no Mercado Livre todos os meus trabalhos. Obrigado, pelas belas palavras ao meu trabalho. Os quadrinhos é uma boa fonte de adaptação pra cinema e teatro.
      Abraços.

      Excluir
    2. Não tem disponível no Mercado Livre

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Eu também preciso HQ completa, por favor.

    ResponderExcluir